Labirinto do Fauno, O
Instituição/Escola: SEED/PRMunicípio/Estado: Curitiba-PR
Conteúdo: Guerra Civil Espanhola
Série: Ensino Médio
Nome do Autor: Michelle Riemer
“O labirinto do Fauno”, de Guillhermo Del Toro
1 Problematização
Provocações em forma de questões que envolvam os alunos com o tema. Em seguida, o professor discorre sobre o assunto.
2 Linguagem Cinematográfica
O professor explica a intencionalidade que existe nos planos, os tipos de enquadramentos e que funções têm.
Distinção dos conceitos de realidade e ficção.
3 Sinopse do filme “O Labirinto do Fauno” (ele pode ser entregue em forma de texto para os alunos, mas pode também fazer com que os alunos pesquisem informações sobre o filme no laboratório de informática).
A realidade é a Espanha de 1944, pós Guerra Civil e em pleno regime fascista do general Francisco Franco. A personagem principal Ofélia é uma garota de 10 anos, cuja mãe Carmen se casou com o oficial fascista Vidal, que luta para exterminar um grupo de guerrilheiros resistentes nas montanhas de Navarra. Mãe e filha se mudam para o local, onde Vidal tem um casarão. Na casa também vive a jovem Mercedes, cozinheira que secretamente auxilia os rebeldes.
Para além desta realidade, o filme mescla a fantasia das histórias vividas pela garota, ao adentrar os jardins do lugar. Ofélia foge da nova vida, da crueldade do padrasto, do sofrimento da mãe. Ela descobre um labirinto que a leva até a figura mítica de um fauno, que a introduz numa aventura fantástica, afirmando que ela é a princesa de um mundo subterrâneo, que ficou presa na realidade dos humanos e perdeu a memória. Para voltar ao seu reino, ela tem que enfrentar três grandes tarefas.
4 Exibição do filme (podendo parar em determinados momentos).
5 Contextualização da produção do filme e do diretor mexicano Guillermo del Toro.
Comentar sobre a época real em que o filme foi produzido.
Selecionar cenas que exemplifiquem a intencionalidade de uma posição ou ideologia.
O olhar da criança a respeito da Guerra Civil Espanhola.
6 Conceituação
A noção de realidade a partir da História, contextualizada no filme.
A idéia de ficção a partir da História e sua contextualização no filme.
7 Socialização das aprendizagens
- Fazendo uso de diversas linguagens, os grupos apresentam o seu entendimento sobre a temática trabalhada para ser complementada, enriquecida, ampliada por todos.