A Linguagem do Cinema
Agora, nossa conversa sobre Linguagem Audiovisual entra no mundo do Cinema. Conversaremos sobre os principais elementos da linguagem cinematográfica, que se revelam e se escondem nas narrativas que cada filme, a seu gosto e a seu modo.
“Apreender o que os filmes dizem e o que cada espectador, ao ver o filme, quer dizer, talvez seja a experiência educativa mais profunda que o cinema possa proporcionar. Cinema pode ensinar, para muito além do conteúdo que os filmes parecem apresentar à primeira vista. Ir ao cinema, ver filmes em vídeo ou na tevê são ações que se confundem em um mesmo processo de fazer emergir pressentimentos e atribuir sentidos ao que se desenrola nas telas, em linguagem feita de imagens e sons. São as imagens e os sons que primeiro se apresentam, mas a linguagem audiovisual, movimento, cor, é composta de muitos elementos e muitas nuanças, sintetizados em uma narrativa. Os elementos que compõem o cinema estão, desde há muito, partilhando da vida de todos os que habitam este planeta girante. Assim, ver filmes, mesmo aqueles mais banais, pode ser uma experiência profundamente humana.” (COUTINHO, 2005).
Para que possamos escrever um texto é necessário que conheçamos a gramática da Língua Portuguesa. O mesmo acontece para filmar. No lugar de palavras, há planos, mas a noção de ritmo é a mesma. Os planos de um filme podem ser curtos ou longos, assim como as frases de um livro.
Teleobjetiva, grande angular, steadycam, câmera na mão, plongê, contraplongê. Um diretor faz opções o tempo todo e a soma dessas opções revela um estilo. E até mesmo para se romper com a norma, é importante conhecê-la.
Onde o diretor posiciona a câmera? Como ele pensa a decupagem? O que é decidido na pré-produção, o que se deixa para a filmagem e o quão aberto se leva o material para a montagem? Como integrar o trabalho de câmera com o trabalho dos atores? Não há respostas únicas para essas perguntas. Tudo depende do método do diretor.
Artigos
"O tempo no cinema e as novas tecnologias", por Maria Dora Mourão
"Refletindo sobre a linguagem do cinema", por Laura Maria Coutinho
"Cinema e Educação: um caminho metodológico", por Elí Henn Fabris
"O ponto de vista no filme documentário", por Manuela Penafria
"A escola vista pelo cinema", por Prof. Dr. Amaury Cesar Moraes
"A Experiência Audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre Educação e Comunicação", por Eloiza Gurgel
"A música como personagem", por Mauro Giorgetti
"Como podemos selecionar um filme para utilizar em aula?" Por João Luis de Almeida Machado
"Como se faz cinema: Etapas da Produção", por Filipe Salles
"Iluminação para cinema e vídeo", por Filipe Salles
"Princípios da cinematografia", por Fabio Durand
Resenhas
"Trilha sonora: ação coadjuvante ou delatora?"
“O baile”
"O Nevoeiro"
"V de vingança"
Sugestões de Leituras
"A estética do filme", de Jacques Aumont
"A experiência do cinema", de Ismail Xavier
"A linguagem cinematográfica", de Marcel Martin
"A significação no cinema", de Christian Metz
"Introdução à teoria do cinema", de Robert Stam
"Sintaxe da linguagem visual", de Doris Dondis
Entrevistas
Alain Bergala, cineasta e professor francês
Alejandro Saderman, cineasta argentino
Diana Moro, produtora e cineasta
Carlos Rocha, professor
Ulisses Galetto, professor e desenhista de som para cinema
Práticas realizadas
"A princesa e o sapo", de Ron Clements e John Musker
"Adeus, Lênin!", de Wolfgang Becker
"Apocalypto", de Mel Gibson
"Diamantes de sangue", de Edward Zwick
"Guerra de Canudos", Sérgio Rezende
Trechos de Filmes por Disciplina
Arte
“1,99 – um supermercado que vende palavras” - Percussão corporal, Barbatuques.
Biologia
“A ilha” - Clonagem.
Ciências
“Rio” - Cadeia alimentar.
Educação Física
“Besouro” - Consciência corporal.
Ensino Religioso
“Narradores de Javé” - Símbolos e ritos.
Filosofia
“V de vingança” - Totalitarismo.
Física
“2001, uma odisseia no espaço” - Movimento Referencial.
Geografia
“Wall-E” - Meio ambiente e sociedade.
História
“O pianista” - Antissetimismo.
LEM
“There will be Blood” - Numbers.
Língua Portuguesa
“Memórias póstumas” - Características dos romances realistas.
Matemática
“A corrente do bem” - Progressão geométrica.
Química
“O início do fim” - Núcleo da bomba.
Sociologia
“Bicho de sete cabeças” - Instituições totais.