As bruxas de Salem
Título original: The crucibleDrama, EUA, 1996, 123min.; COR.
Direção: Nicholas Hytner
Elenco: Daniel Day-Lewis, Winona Ryder, Charlayne Woodard, Bruce Davison, Paul Scofield, Joan Allen, Jeffrey Jones, Rob Campbell.
Século XVII, 1962, Salém, Massachusetts. Abigail Willians, Abby, é uma jovem que trabalha para o fazendeiro John Proctor, mantendo um caso com ele. Com o fim do relacionamento, é despedida e promete se vingar dele e de sua mulher, Elizabeth Proctor. Um grupo de mulheres faz alguns rituais, "feitiços", por meio de uma dança extremamente sensual. Descobertas, são acusadas de bruxaria, e dizem estar possuídas pelo demônio. Logo, toda a cidade é tomada por uma grande histeria coletiva, dando início a uma onda de acusações contra, inclusive, pessoas inocentes. Abby, a jovem desprezada por John, vê a chance de se vingar do casal, fazendo inúmeras acusações contra Elizabeth, pois deseja sua morte.
Este filme, adaptado para o cinema a partir de uma peça teatral, de 1953, pelo próprio Arthur Miller, constrói um interessante paralelo entre a caça às bruxas, no século XVII, e a perseguição aos comunistas nas décadas de 40 e 50.
Sugestões temáticas:
Caça às bruxas
Século XVII
Histeria coletiva
Perseguição aos comunistas
Inquisição
Execuções na fogueira
Adaptação de linguagem teatral para a linguagem cinematográfica
Saiba mais...
Trailler