Disciplina - Cinema

matrix_res

 

   RESENHA

VOLTAR                                                                                                                                            INÍCIO
 


Material de divulgação de "Matrix".


Matrix


Matrix é um filme do gênero ficção científica, dura 136 min e é da distribuidora Warner Bros. A produção é de Village Roadshow Productions, Groucho II Film Partnership e Silver Pictures. A direção e o roteiro são de Andy e Larry Wachowski. O elenco é composto por Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss entre outros.

Andy Wachowski e Larry Wachowski são nascidos e criados em Chicago. Sempre foram muito unidos e trabalharam juntos para o reconhecimento e um espaço no mundo do cinema. Ambos passaram dificuldades, trabalharam como carpinteiros e se consagraram com a triologia de Matrix.

O primeiro Matrix é um filme que chama a atenção de qualquer espectador devido à qualidade de seus efeitos especiais, à possibilidade de múltiplas interpretações e ao ritmo de “cinemão”. A história é sobre um futuro distante, em que os humanos foram dominados pelas máquinas e vivem ligados a um mundo chamado Matrix. Na luta entre máquinas e humanos, Neo (Keanu Reeves) é o humano escolhido, ou seja, é o único que pode vencer a realidade virtual e mostrar o caminho da salvação para os outros.

Vários são os significados e as relações que podem ser feitas com relação à obra. A primeira associação é com o Mito da Caverna de Platão. Da mesma forma que o escravo, Neo estava na “escuridão da caverna”, descobre uma nova realidade e a leva para os outros. Neo, simbolicamente representa o herói, o salvador, o Messias. Assim como Jesus Cristo, ele morre e ressuscita para mostrar ao povo que tudo o que aconteceu não é o fim, mas um recomeço, e sobe em direção ao céu (última cena do filme).

Neo – assim como nós em vários momentos da vida – está insatisfeito e não confia mais em suas “velhas certezas”. Então, com força e determinação, enfrenta inimigos, encara seus medos e bloqueios. Os espectadores, de uma maneira geral, gostam de se ver representados na personagem, com o qual se identificam de alguma forma. Percebe-se, aqui, velhos valores: perseverança, coragem, obstinação e honestidade com uma nova roupagem, pois tudo acontece em um mundo moderno e tecnológico. Essa “lição” é fortemente marcada com a fala final de Neo: “- Para onde vamos daqui, é uma escolha que deixo para você.”

Toda a trama do filme está ligada à dualidade: realidade x virtual (Matrix). Essa dualidade é facilmente percebida pelo significados dos nomes: Neo e Cypher (um dos principais inimigos). O anagrama da palavra NEO é ONE, que significa “um”, em Português. Cypher, em Inglês, significa zero, fazendo referência ao sistema binário e opostos na informática (0 e 1).

Quem estiver atento aos detalhes e tiver conhecimento prévio descobre que o filme é muito mais interessante do que parece e pode ainda fazer previsões do que está por vir. Digo isso porque no início do filme Neo esconde os disquetes dentro de um livro intitulado Simulacro e Simulações, de Jean Baudrillard, em que simulacro significa uma cópia sem original, ou seja, exatamente aquilo que Matrix metaforicamente significa. A história é ficcional e futurista, porém tem fundamentos, pois vivemos em uma sociedade dependente de máquinas e, muitas vezes, somos reféns delas. Porém, mesmo em uma Era Tecnológica, o amor e a relação com o sagrado estão presentes nos humanos.

A obra é dirigida a todos aqueles que gostam de ficção científica e fantasia. Como nada é gratuito na trama, é preciso assistir ao filme procurando os significados que se escondem em cada cor, nome, número, personagem, enfim, em cada elemento da história. Isso se torna um divertido exercício de relações que o professor pode fazer com seus alunos. Experimente!


Tatiani Daiana de Novaes

Assessora Pedagógica do Portal Dia-a-Dia Educação

 
   RESENHAS ANTERIORES  

 

Recomendar esta página via e-mail: