Disciplina - Cinema

sinopse_terabitia

PONTE PARA TERABÍTIA

. VOLTAR

 INÍCIO .





Saiba mais


Aventura, fantasia, EUA, 2007, 95min., colorido. 

Elenco: Josh Hutcherson, AnnaSophia Robb, Zooey Deschanel, Robert Patrick, Bailee Madison, Katrina Cério, Devon Wood, Emma Fenton, Grace Brannigan. 

Diretor: Gabor Csupo. 

Jess Aerons (Josh Hutcherson) é o típico pré-adolescente que parece não encontrar seu lugar no mundo. Seu sonho era ser o corredor mais veloz da turma, porém foi vencido por Leslie Burke (AnnaSophia Robb) em uma corrida que deveria ser somente para meninos. 
A partir desse incidente, os dois colegas iniciam uma bela e sólida amizade, vivendo muitas aventuras num reino encantado, criado por eles, chamado “Reino Secreto de Terabítia”, onde lutam contra gigantes, monstros voadores e outros seres fantásticos. 
O enredo apresenta a reunião de vários elementos, como a fantasia, a amizade e o amor, porém nada é tão forte quanto a maneira simples como nos leva a refletir sobre as conquistas e as perdas da vida a partir das amizades, bem como as dificuldades de se adaptar ao mundo. 
Este filme foi baseado no livro “Ponte para Terabítia”, de Katherine Paterson, publicado em 1977. A obra foi escrita pela autora como forma de consolar seu filho, David, depois da morte trágica de uma amiga. 
Outra curiosidade sobre a construção da história é o nome “Terabítia”, inspirado em “Terabinthia”, uma ilha do mundo fictício de Nárnia e que é mencionado em algumas obras do autor C. S. Lewis. 
Não podemos deixar de falar sobre a atuação dos protagonistas (Josh e AnnaSophia), indiscutivelmente verossímil e arrojada, porém a pequena May Belle (Bailee Madison) é, com certeza, a personagem mais simpática, desenvolta e carismática, roubando a cena de atores experientes, como Robert Patrick. 
Excelente opção para os amantes de filmes de aventura e fantasia.  

Sugestões temáticas

Narrativa maravilhosa (gênero) 
 
Relações de amizade 
Relações de amor 
Adolescência 
Seres fantásticos 
Efeitos especiais 
Adaptação de literatura para a linguagem cinematográfica

  

OUTRAS  SUGESTÕES

 

Recomendar esta página via e-mail: