Disciplina - Cinema

Filmes & Educação

07/07/2008

Mostra de Cinema Francês Contemporâneo na Cinemateca

Cinema Francês Contemporâneo na Cinemateca
Em homenagem ao dia 14 de julho, feriado nacional da França e emblemático não apenas para os franceses, mas para os que em todo o mundo são pelo combate à injustiça e à opressão, a Cinemateca de Curitiba organizou com a Aliança Francesa de Curitiba e com a Embaixada da França a Mostra de Cinema Francês Contemporâneo. O evento é constituído pela produção contemporânea da França, incluindo filmes que traduzem a realidade sócio-cultural do país hoje e discutem questões atuais, como a situação dos imigrantes das ex-colônias francesas.
Dia 7
Às 16h:
Você e eu / Toi et moi (França, 2006). De Julie Lopez-Corval. Com Chantal Lauby, Eric Berger, Jonathan Zaccai, Julie Depardieu, Marion Cottillard. Comédia dramática. Romance em cores. Duração 90’. Classificação livre. Redatora de foto-novela para a revista "Você e eu", Ariane tende a escrever sua vida amorosa e a de sua irmã Lena, reinventando um pouco. No entanto, suas vidas não tem nada de novela: Ariane fica presa ao Farid que não se interessa por ela, e Lena está entediada com seu namorado, François. Mas, se Ariane se entregasse ao amor de Pablo, o belo operário que trabalha no prédio? E se Lena se apaixonasse por Mark, o violinista prodígio que acaba de encontrar? Entre realidade e foto-novela, as duas irmãs encontrarão o grande amor?
Às 20h:
Povoado Number One / Bled Number One(França/Argélia, 2006). De Rabah Ameur-Zaimèche. Com Jeanne Balibar, Rabah-Ameur Zaimèche. Drama em cores. Duração 100’. Classificação 18 anos Mal saiu da prisão, Kamel é expulso da França para seu país de origem, a Argélia. Esse exílio forçado o leva a observar com lucidez um país em plena transformação dividido entre o desejo de modernidade e o peso das tradições ancestrais.
Dia 8
Às 16h:
Povoado Number One / Bled Number One(França/Argélia, 2006). De Rabah Ameur-Zaimèche. Com Jeanne Balibar, Rabah-Ameur Zaimèche. Drama em cores. Duração 100’. Classificação 18 anos.
Às 20h:
Você e eu / Toi et moi (França, 2006) De Julie Lopez-Corval. Com Chantal Lauby, Eric Berger, Jonathan Zaccai, Julie Depardieu, Marion Cottillard. Comédia dramática. Romance em cores. Duração 90’. Classificação livre.
Dia 9
Às 16h:
A Traição / La Trahison França, 2005). De Philippe Faucon. Com Vincent Martinez. Drama em cores. Duração 80’. Classificação 14 anos.
Durante a guerra da Argélia, o sub tenente Roque comanda uma tropa estacionada numa pequena aldeia, ao mesmo tempo em que a convivência com o jovem soldado Taïeb, confuso entre suas raízes norte-africana e sua missão militar, sublinha as contradições e o absurdo da “Guerra sem nome”.
Às 20h:
Minha vida no ar / Ma vie em l’air(França, 2005). De Remi Bezançon. Com Marion Cotillard, Vincent Elbaz. Comédia em cores. Duração 103’. Classificação livre.
Instrutor para uma companhia aérea, Yann Kerbec avalia as capacidades dos pilotos com simuladores de vôo, em situações extremas. Mas Yann tem um problema: ele tem pavor de avião, um pânico originado no seu nascimento, e que o impediu, quando jovem, de seguir a mulher de sua vida do outro lado do mundo. Hoje, ele tem 30 anos e desenrola o fio de seu trauma, com nostalgia e humor faz o balanço de sua história de amor fracassada por conta de sua fobia. Entre sua batalha para melhorar a segurança aérea e a gestão bastante falha de sua vida sentimental, Yann se encontra num cruzamento: vencer seus demônios e aceitar crescer...
Dia 10
Às 16h:
Minha vida no ar / Ma vie em l’air (França, 2005). De Remi Bezançon. Com Marion Cotillard, Vincent Elbaz. Comédia em cores. Duração 103’. Classificação livre.
Às 20h: A Traição / La Trahison (França, 2005). De Philippe Faucon. Com Vincent Martinez. Dram em cores. Duração 80’. Classificação 14 anos.
Dia 11
Às 16h:
O pequeno tenente / Lê Petit Lieutenant (França, 2004). De Xavier Beauvois. Com Jalil Lespert, Roschdy Zem. Policial em cores. Duração 110’. Classificação 12 anos.
Recentemente formado, o tenente Antoine, integra o grupo de luta contra o crime da polícia de Paris. Cheio de entusiasmo, ele inicia sua aprendizagem ao lado de Caroline Vaudieu, que se apega a esse jovem moço da idade do seu filho desaparecido.
Às 20h:
Até já / A tout de suíte (França, 2004). De Benoit Jacquot, com Isild Lê Besco, Nicolas Duvauchelle, Ouassini Embarek. Drama em cores. Duração 95’.
Ao desligar o telefone depois de um "até já" do namorado, ela sabe muito bem sem saber ainda aquilo que ela nem imaginava: aquele que ela ama, aquele "príncipe" de parte alguma é um bandido. Ele acaba de cometer um assalto, há mortos.
Estamos nos anos 70, ela tem 19 anos e, como num sonho acordado, salta do espaço restrito do apartamento paterno - de longos corredores, num belo bairro - e mergulha de cabeça numa geografia fugitiva - da Espanha para o Marrocos e para a Grécia - passando de uma vida de garota normal para a vida que ela escolheu, com suas delícias e conseqüências.
Dia 12
Às 16h:
Até já / A tout de suíte (França, 2004). De Benoit Jacquot, com Isild Lê Besco, Nicolas Duvauchelle, Ouassini Embarek. Drama em cores. Duração 95’.
Às 20h:
O pequeno tenente / Lê Petit Lieutenant (França, 2004). De Xavier Beauvois. Com Jalil Lespert, Roschdy Zem. Policial em cores. Duração 110’. Classificação 12 anos.
Dia 13
Às 16h:
Minha vida no ar / Ma vie em l’air (França, 2005). De Remi Bezançon. Com Marion Cotillard, Vincent Elbaz. Comédia em cores. Duração 103’. Classificação livre.
Às 20h:
Os maus perdedores / Les Mauvais Joueurs (França, 2005).(De Frédéric Balekdjian. Com Isaac Sharry, Simon Abkarian. Drama em cores. Duração 85’. Classificação 14 anos. Paris, o bairro do Sentier. O Natal aproxima-se e a vida de Vahé Krikorian vai por água a baixo. A loja de seu pai, com quem ele trabalha, fechará em breve. Muitas dívidas e devedores. Lu Ann, a mulher que ele ama, deixa-o e ele sente que as trapaças do jogo da vermelhinha que ele pratica com Sahak e seu irmão Toros não vão levá-lo à lugar nenhum. Yuen, o irmão de Lu Ann, clandestinamente na França, recusa-se a trabalhar para a rede que fez a sua passagem, sem dar-se conta do perigo que o espreita. Tomando-se de afeto por ele, Vahé decide ajudá-lo. Aos poucos, um laço de amizade se tece entre eles e coloca à prova a lealdade de Vahé contra seus velhos amigos e o leva a agir contra seu bando. Apesar da vida parecer retomar seu curso, algo se rompeu em Vahé. Algo que ele não controla. Algo irreparável.
Dia 14
Às 16h:
Os maus perdedores / Lês Mauvais Joueurs (França, 2005). De Frédéric Balekdjian. Com Isaac Sharry, Simon Abkarian. Drama em cores. Duração 85’. Classificação 14 anos.
Às 20h:
Povoado Number One / Bled Number One (França/Argélia, 2006). De Rabah Ameur-Zaimèche. Com Jeanne Balibar, Rabah-Ameur Zaimèche. Drama em cores. Duração 100’.
Fonte: site Curitiba Interativa.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.